" É um péssimo cozinheiro, aquele que não pode lamber os próprios dedos." ( William Shakespeare )

A pipoca Pefeita!

Gente, tá chegando o friozinho e nada melhor que uma boa pipoquinha e um filminho. Confesso que não sou chegada na pipoca salgada, mas a doce...Ahhhh
A doce eu não dispenso.Pra quem é caseirinha (o) como eu....rs , nada melhor q esta receita de origem americana, trata-se da tradicional pipoca caramelizada .



Pipoca Caramelizada


Ingredientes
1/2 copo de milho de pipoca (ou 14 copos de pipoca já estouradas)
5 colheres de óleo de canola ou óleo de girassol
2 copos de açúcar mascavo, bem apertado no copo
1 copo de manteiga sem sal (200 gramas)
1/2 copo de Karo (xarope de glucose)
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio


modo de preparo
1.
Pré-aqueça o forno a 100°C. Isso é provavelmente a temperatura mais baixa do seu forno e na maior parte dos fornos/fogões de uso domestico no Brasil, não tem nem marcação no botão do forno. Mas é só acender o forno e levar o botão até a mínima temperatura antes de apagar.

2. Numa panela bem grande, aqueça o óleo em fogo médio/alto. Quando o óleo estiver quente, jogue dentro 3 ou 4 grãos de milho e tampe a panela. Quando esses grãos pipocarem, ponha o resto dos grãos todos, tampe a panela e tire do fogo (mas deixe o fogo ligado!). Conte até 30 e volte com a panela ao fogo. Isso vai permitir o óleo ficar na temperatura certa. Quando os milhos estiverem pipocando ferozmente, mexa a panela de um lado para o outro (e não de cima para baixo!). Quando acabarem de pipocar, retire do fogo e entorne todas as pipocas numa vasilha grande, levemente untada de manteiga. Retire qualquer grão de milho que não tiver pipocado. Deixe esfriar e cubra com filme plástico.




3. Numa panela media, ponha a manteiga, o açúcar mascavo, o Karo e o sal. Leve ao fogo médio e mexa de vez em quando até começar a borbulhar. Quando borbulhar (vide foto), pare de mexer e deixe o caramelo engrossar por 5 minutos. Se você tiver um termômetro de cozinha, cozinhe o caramelo até 120 graus. Retire do fogo, ponha o bicarbonato e mexa bem com uma colher. A mistura vai borbulhar ferozmente. Entorne tudo nas pipocas e mexa bem com 2 garfos untados de manteiga. Mexa bem até todas as pipocas estarem todas recobertas de caramelo.





4. Ponha as pipocas num tabuleiro (sem untar) e leve no forno pré-aquecido por 1 hora, mexendo a cada 15 minutos com os garfos. Retire do forno e deixe esfriar. Guarde em recipiente com tampa.


Outra Boa Idéia: Amendoins Caramelizados
Você pode adicionar vários tipos nozes, castanhas, avelãs etc.


Fonte:http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1070

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Gastronomia

Loading...