Powered By Blogger
" É um péssimo cozinheiro, aquele que não pode lamber os próprios dedos." ( William Shakespeare )

Bala de banana da minha avó....

Amigos, desculpem a ausência, estava em viagem, fui visitar meus avòs lá no finzão de mundo...rs...
Juquiá, mais conhecida como terra da banana..além matar a saudade imensa deles ( fazia 10 anos que não ia pra lá ) , trouxe umas receitinhas da minha avó.
A minha preferida, a bala de banana...é muito fácil fazer, e você pode utilizar aquela banana que já está bem madura.
Anota aí:



Ingredientes:

2 kg. de banana nanica ou comprida, sem casca
4 xícaras (chá) de açúcar
1 copo de água
açúcar cristal para polvilhar
05 Colheres de  sopa de chocolate em pó ( se quiser )
01 colher de café  canela em pó

Faça Assim:

Corte as bananas em pedaços pequenos e coloque-os numa
panela de
fundo grosso. Acrescente a água e leve para cozinhar
até obter uma cor caramelada. Adicione o açúcar, o chocolate e a canela  e
cozinhe, mexendo sempre, até o ponto de corte  ( como o ponto de brigadeiro- soltando do fundo da panela, para ter certeza de que é o ponto, é só pegar um pouquinho do doce  , esfriar e formar uma bolinha com as mãos.) Despeje
em superfície lisa, polvilhada com açúcar. Espiche com
um rolo de macarrão e corte em quadrados

Se preferir polvilhe uma  forma com o açúcar refinado, despeje a massa, espere esfriar um pouco e corte em quadradinhos, depois polvilhe no açúcar.

* Guarde em um pote de vidro Ok?...dura mais tempo.

Ah eu tenho que postar essas fotos em homenagem aos meus amores que ficaram lá...


                        Vô Maneco ( Manoel - Cuida bem desse coraçãozinho...Te amo)

  Eu de avental( pra variar..rsrs ) e tia Lu...minha guerreira preferida....mal cheguei já me colocaram na cozinha...rsrs

                             Vó ...ô Dona Mariazinha...eu te amo também, vó ciumenta...rs

Eu e minha lindinha Isabella...a priminha caçulinha....( a Isabelha - ô danadinha )

Saudades das minhas pitocas: Laurinha, Isabella, Sophia e meu filhote atrás...
Como é bom ser criança de novo!!rs

 As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá....Saudades imensaaaaaaa


Rio Juquiá....Lindo!!

12 comentários:

  1. Que lindo ,adorei a receita de bala de banana,
    vou fazer amanhã ,Deus te abençoe vc e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Conheço bem este lugar! Sempre vou para Juquiá. É uma cidade muito calma e relaxante.Melhor ainda é no sítio, onde realmente temos muitas bananas, e outras frutas. Vou tentar fazer essa receita. bjs

    ResponderExcluir
  3. vou fazer esta receita parece muito fácil,familia linda que você tem que Deus abençoe todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da cidade (Aracaju /Se) ganhei umas bananas maduras e estava procurando uma receita de bala 🍬. Achei a sua amei. Obrigada por compartilhar com as amigas.

      Excluir
  4. Nuca tinha visto está receita, vou fazer, e depois te mando a resposta de como ficou tá!!! Sucessos!!! 😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊

    ResponderExcluir
  5. Nuca tinha visto está receita, vou fazer, e depois te mando a resposta de como ficou tá!!! Sucessos!!! 😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz testada e aprovada uma delícia....

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz testada e aprovada uma delícia....

    ResponderExcluir
  8. estou no chile sou curitibana, estou merrendo de saudades das balas,vou fazer muitas, adorei a receita .da minha vó. felicidades obrigado a essas vovós maravilhosas

    ResponderExcluir
  9. Olá! Sou o Grego. Vou tentar fazer essa receita. Achei interessante. Essa não leva limão para conservar. Vc sabe me informar como conservar a bananinha por mais tempo sem ter que colocar química? Obgdo. Meu face é Grego Compositor, se quiser me add

    ResponderExcluir
  10. Amei tua receita. Buscava algo bom, e especial, pois preciso vender.Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. A receita parece boa😋 vó tentar, e a família linda abençoada ,muita saude pros seus lindos avós ♥️!

    ResponderExcluir