Powered By Blogger
" É um péssimo cozinheiro, aquele que não pode lamber os próprios dedos." ( William Shakespeare )

Arroz negro com manteiga de garrafa e catupity

Não me contive, tive que roubar essa receita do http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=1565
Ainda não fiz!!Será que eu acerto gente?

null
Uma receita do chef Alex Atala, o risoto de arroz preto.

A receita, como manda o chef...

Para 4 porções
Risoto
1 colher sopa de cebola picada, 1 litro de caldo de legumes, 100gr Catupiry, 1 colher sopa de manteiga-de-garrafa, 2 colheres sopa de azeite, 200gr arroz preto, 150 ml de vinho branco, brotos e folhas de manjericão.

Caldo de legumes
1/2 alho-poró, 1/2 talo de salsão, 1/2 cebola, 1 cenoura, 1 abobrinha, 1 cravo, 1/4 garrafa de vinho branco, 1 bouquet garni (tomilho, louro e alecrim), 5 litros de água.

Marinada de tomate-cereja
12 unidades de tomate-cereja, 100 ml de azeite, 20 ml de vinagre de Jerez, salsa picada.

Para o caldo...
Pique todos os ingredientes e coloque-os em uma panela grande com água. Leve ao fogo baixo, sem ferver, por cerca de 2 horas ou até que os legumes se concentrem no fundo da panela.

Para o risoto...
Em uma panela com azeite, salteie a cebola picada em fogo baixo até que fique transparente.
 Adicione o arroz preto e continue salteando por mais 2 minutos.
 Coloque o vinho branco e deixe reduzir; adicione 400 ml de caldo de legumes previamente aquecido; cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre.
Quando tiver absorvido o líquido, adicione 200ml de caldo e continue cozinhando até que o arroz o absorva e ainda esteja levemente cru; retire do fogo e reserve.

Para a marinada, faça um X na parte de baixo dos tomatinhos e frite-os rapidamente em óleo a 200C. Resfrie em água com pedras de gelo por 10 segundos. Misture os demais ingredientes da marinada e mantenha em temperatura ambiente.

Esquente novamente o arroz com o restante do caldo, mexendo sempre. Quando o arroz estiver al dente, adicione o Catupiry, tempere com sal e pimenta-do-reino e finalize com manteiga-de-garrafa.

4 comentários:

  1. Nunca comi arroz negro...É gostoso? Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ellen adorei seu blog, lindo é delicioso.

    ResponderExcluir
  3. então amiga, vi essa receita e outro dia passeando pelo supermercado , vi o tal de arroz negro...comprei o pacote, achei essa receita, mas ainda não fiz...assim q eu fizer eu volto aqui pra te dizer se é bom, como eu adorooooo arroz...creio q deva ser sim!!..rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie Teresa Obrigada pela visita, venha sempre tah??..bjsss

    ResponderExcluir